quarta-feira, 27 de julho de 2011

Marianne, a personificação francesa.


                Os franceses adotaram como símbolo dos seus valores (liberdade, igualdade e fraternidade) a figura de uma mulher, que ficou internacionalmente conhecida como “Marianne”.  Seu nome é somente a junção de dois nomes muito comuns no séc. XVIII, Mari e Anne.
                Atualmente Marianne (ou “Senhora da Liberdade”, ou “Senhora da Maçonaria) representa tais valores internacionalmente, fazendo parte de cédulas, selos e bandeiras de outros países. Também foi a modelo da estátua da liberdade. Feita pelo maçom Frederic Auguste, a estátua foi um presente dado pelos franceses aos Estados Unidos.
Que a Revolução Francesa é relacionada com a maçonaria até os livros escolares já admitiram, mas que existia uma mulher no meio de tudo isso, é de grande desconhecimento.  Atualmente o busto de Marianne é encontrado, obrigatoriamente, em todos os templos maçônicos e nas prefeituras da França.
Nos Estados Unidos a maçonaria encontra-se nas cédulas através do “olho que tudo vê”, no Brasil podemos notar a presença da maçonaria através de Marianne, impressa em todas as nossas notas.


2 comentários:

  1. Parabéns minha cara amiga. Dessas coisa eu não sabia. É muito bom saber que não são só as cédulas americanas que carrregam um símbolo maçom, mas a nossa e a de outros países.

    ResponderExcluir
  2. Nosso meu nome é Mariane, só com um N, minha mãe sempre me disse que era um princesa francesa, mas nunca que tinha a haver com a maçonaria. Acho que nem ela sabia, pra mim esse rosto na nota era um homem kakakkaka
    Beijos
    yumenokoe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

« »