sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Os Sonacirema

Com algumas adaptações, transcrevo aqui um dos textos utilizados na disciplina de sociologia, para comentar a diversidade cultural e o etnocentrismo. 

"A cultura Sonacirema se caracteriza por uma economia de mercado altamente desenvolvida, que se beneficiou de um habitat cultural muito rico. Embora a maior parte do tempo das pessoas, nesta sociedade, seja devotada à ocupação econômica, uma grande porção de frutos destes trabalhos e uma considerável parte do dia são despendidas em atividades rituais. O foco destas atividades é o corpo humano, cuja aparência e saúde constituem a preocupação dominante de ethos deste povo. Embora tal tipo de preocupação não seja realmente pouco comum, seus aspectos cerimoniais e filosofias implícitas são únicas. A crença fundamental subjacente a todo o sistema parece ser a de que o corpo humano é feio, e que sua tendência natural é a debilidade e a doença. Encarcerado em tal corpo, a única esperança do homem é evitar estas características, através do uso de poderosas influências do ritual e de cerimônia. A maioria dos Sonacirema mostra tendências masoquistas bem definidas; como por exemplo, um ritual cotidiano realizado por homens que envolvem uma escarificação e laceração da superfície do rosto por meio de objeto cortante e cerimônias femininas especiais que ocorrem quatro vezes por mês lunar, em que as mulheres assam suas cabeças em pequenos fornos durante mais ou menos uma hora. Há jejuns rituais para fazer pessoas gordas ficarem magras, e banquetes cerimoniais para fazer pessoas magras ficarem gordas. Outros ritos são feitos para tornar maiores os seios das mulheres, se eles são pequenos, ou menores, se são grandes. Umas poucas mulheres que sofrem de quase inumado desenvolvimento são tão idolatradas que podem viver bem através de simples viagens de aldeia em aldeia, permitindo aos nativos admirá-las mediante uma taxa."

Créditos: Horace Minner

Esse texto é descrito como uma observação de fora sobre a tribo Sonacirema. Se invertermos esta palavra, o que muitos acharam que eram índios, são os americanos; nós, os Sorielisarb possuimos as mesmas práticas dos Sonacirema. A partir desse texto, podemos observar o quanto nossas práticas chocam e causam espanto quando observadas de fora, analisadas sem um contexto social. Devemos pensar nisso quando analisarmos outras culturas. Como podemos julgar as mulheres com pés de lótus, por exemplo, enquanto fritamos nossas cabeças com chapinha, secador etc.?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

« »