segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Visão subjetiva do ENEM

O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino médio do Brasil e possibilitar a entrada de jovens às faculdades e universidades governamentais. Reconhecido pela extensão de suas questões, e dificuldade por respondê-las, os estudantes classificam-no como sinônimo de cansaço. São dois dias exaustivos de avaliação, que incluem todas as matérias curriculares e uma redação dissertativo-argumentativa, onde há necessidade de uma grande percepção para interpretar textos e expor ideias/opiniões.

 Ao término do exame, muitos alegam que falta tempo para a realização coerente de todas as questões. Afinal, somados os períodos temporais dos dois dias, têm-se 10 horas para responder às 180 questões, escrever a redação e preencher os gabaritos. Tirando-se uma hora para a realização destas outras tarefas, sobram 3 minutos para a realização de cada questão.  Pouco tempo?

O ENEM 2011 foi uma intercalação de questões complexas e simples, onde algumas questões exigiam um pouco mais de cuidado; e outras poderiam ser resolvidas em menos de dois minutos. Mantendo sempre a paciência, é possível realizar a prova no tempo estimado. Além de que, a extensão das questões e complexidade de palavras não interfere no resultado da avaliação de pessoas que estão habituadas a leitura e compreensão de textos.

Antes da realização do ENEM é necessário haver uma preparação; pois quem não se prepara para tal avaliação, que pode mudar todo o percurso de sua vida, não pode reclamar das regras e modos em que esta acontece. O ENEM serve para selecionar as pessoas, não somente pelo seu nível de inteligência, mas pela sua persistência, caráter e força de vontade. Desde que acreditemos, e estejamos preparados para a realização da prova, somos capazes de ter um bom aproveitamento até antes do tempo estimado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

« »